Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

A NOVA TERRA

 

1 O LAR DOS REMIDOS-JOÃO 14.1-4

 

2 O EVANGELHO DO REINO-MATEUS 24.14

 

3 E-ALI NÃO HAVERÁ MAIS MORTE-APOCALIPSE 22.5

 

4 O PARAÍSO RESTAURADO

 

5 A ÁGUA DA VIVA

 

6 O QUE RECEBEREMOS NA VIDA ALÉM-MATEUS 19.16-29

 

7 A-VIDA QUE REALMENTE É VIDA-1 TIMÓTEO 6.19

 

8 PRAZERES CELESTIAIS-APOCALIPSE 7.16-17

 

9 O GOVERNO CELESTIAL-COLOSSENSES 1.12

 

10 COISAS CELESTIAIS REVELADAS-1 CORÍNTIOS 2.9-10

 

11 O CÉU

 


 


 

1

O LAR DOS REMIDOS

João 14:1-4

TOPO

 

I – SOMOS PEREGRINOS NESTA GRANDE VIAGEM DA VIDA.

1. Os sofrimentos são provas.

2: Os sofrimentos só cessam com a morte.

3. A morte é um descanso.

 

II – ESTAMOS INDO PARA O LAR.

1. Não um lar de sofrimentos, mas de felicidades. - Apocalipse 21:1-7.

2. Nesse lar os dias serão eternamente belos. - Isaías 35:10.

3. Nesse lar entrarão os que nesta vida aceitarem a Jesus e andaram fielmente em Seus caminhos. Daniel 12:2; Mateus 25:34; Amós 4:12.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1977-246 CPB - VOCÉ QUER MESMO IR PARA O LAR?

Porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o Arquiteto e Fundador. Hebreus 11:10.

Por que Abraão deixou o lar, para vaguear num país estranho? Sendo abastado, podia ele ter comprado terras e construído uma luxuosa mansão. Ao contrário, aguardava ele um lar melhor, mais permanente, cujo fundador é Deus. Bichano, gato velho e sábio, não podia acompanhar o dono, numa viagem que este tinha que fazer. Uma família amiga, que vivia a oito quilômetros dali, do outro lado da cidade, prontificou-se a cuidar do gato. Quando chegou a ocasião, seu dono o meteu num saco e o levou àquela família. Procedeu assim porque sabia do forte instinto dos animais, que os fazia voltar para casa. Bichano não se ajustou a seu novo ambiente, e da primeira vez que viu a porta aberta, correu para fora e desapareceu. Alguns dias depois os vizinhos notaram Bichano procurando entrar na casa fechada. Não o conseguindo, ficou por ali alguns dias e desapareceu. Atravessando a cidade que ele percorrera metido num saco, voltou à casa em que estivera algumas horas apenas, contente de ficar ali até que voltasse o dono. Como foi que ele encontrou o caminho de ida e volta? F. H. Sidney conta de um sapo que vivia em seu quintal. Opondo-lhe uma etiqueta, levou-o através da cidade de Boston, para um, lugar a 16 km dali. Eram quase 23 horas quando soltou da caixa o animalzinho. Este piscou várias vezes e pôs-se a caminho para casa. Na tarde seguinte, pouco depois das 18 horas, quando regava o jardim, o Sr. Sidney viu o sapo, todo empoeirado, ainda com a etiqueta na perna traseira. Aos saltos percorrera em menos de 20 horas, os 16 km, através de uma cidade estranha. Deus concedeu a você mais do que instinto para ir para o lar. Você tem a faculdade da escolha, ou livre arbítrio, para aceitar um lar tão maravilhoso que palavras não conseguem descrevê-lo. Está você empregando ansiosamente todas as energias e desejos rumo daquela cidade cujo Arquiteto e Fundador é Deus? Para lá chegar temos que manter o olhar em Jesus tão-só.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 

2

O EVANGELHO DO REINO

Mateus 24:14

TOPO

 

I – O REINO

1. Preparado desde a fundação do mundo. - Mateus 25:34.

2. O plano de Deus. - Isaías 41:18.

3. Deus entregou esse reino ao homem. - Hebreus 2:7.

a) Pela falta de nossos pais, o reino passou às mãos de Satanás. - Lucas 4:5-7; João 16:11.

b) Todos os pecadores pertencem a esse reino. - 1 João 3:8; Efésios 6:12.

 

II – O REINO RESTAURADO.

1. Cristo veio para desfazer as obras do diabo e tomar o reino.

- 1 João 3:8;. Lucas 19:10.

2. Cristo venceu o diabo, expulsou-o desse reino. - Hebreus 2:14,15; João 12:31; Apocalipse 12:10.

a) Transportou-nos para o reino. - Colossenses 1:13.

3. A profecia da restauração. - Miquéias 4:8.

4. Quando o Senhor tomará posse desse reino. - Apocalipse 11:15; Mateus 25:34.

 

III – A CONSTITUIÇÃO INTERNA DESSE REINO.

1. O Rei e os súditos.

a) Jesus será o Rei. - Isaías 9:6; 32:1; Apocalipse 17:14.

b) Os salvos serão os súditos. - Daniel 7:13; 18.

c) Andam na Lei do Senhor. - Salmo 119:1-3; Apocalipse 22:14.

2. O território do Reino.

a) Por mil anos no Céu. - Apocalipse 20:1-5.

b) Depois aqui na Terra - Apocalipse 5:9, 10; Isaías 65:17.

3. Somos embaixadores desse reino e por isso temos a obrigação de anunciá-lo ao mundo e com brevidade. - 2 Coríntios 5:20.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1983-157 CPB - NOSSA TAREFA

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim." S. Mateus 24:14.

Faz cerca de 200 anos uma reunião de ministros estava para se encerrar numa pequena vila da Inglaterra. O dirigente disse: "Concluímos nossa agenda. Há alguma coisa mais que deva ser debatida?" Guilherme Carey, um sapateiro, voltou-se para o pregador e se pôs de pé. "Sim, irmão Carey?" o presidente indagou. "Senhor, Jesus disse: 'Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.' Gostaria de falar um pouco sobre essas Suas palavras. Não acha que Ele estava falando aos discípulos bem como a nós, para que o evangelho fosse pregado em toda a Terra? Precisamos enviar missionários aos países que não têm a Bíblia." "Sente-se, jovem", o líder interrompeu. "Se Deus quisesse converter os pagãos, Ele o faria sem nossa ajuda. Esta reunião está encerrada." Guilherme Carey ficou desapontado, mas não desanimado. Ele escreveu um folheto expressando sua preocupação pelos milhares que jamais tinham ouvido falar em Jesus. No dia 31 de maio de 1792, Guilherme Carey foi convidado a ser o orador numa outra reunião ministerial na sala dos fundos da cabana da viúva Wallis, em Kettering, Inglaterra. Ele concluiu: "Cristo disse: 'Vós sois Minhas testemunhas.' Ele nos comissionou para levar Sua mensagem de salvação a toda criatura debaixo do céu. Há milhares, certamente milhões, que vivem e morrem nos distantes países sem Cristo.... Morrem sem esperança. Deus é fiel. Ele nos ajudará a fazer esta obra para Ele. Podemos esperar grandes coisas de Deus. Podemos tentar grandes coisas para Deus." Os homens estavam prestes a sair da reunião quando Andrew Fuller se levantou e disse: "Creio que Deus espera respondamos à mensagem que acabamos de ouvir aqui hoje. Deus me impressionou com o sentimento de que agora é o tempo de agir. Por favor, irmãos, vamos considerar o que podemos fazer para ajudar os perdidos." Nesse dia foi organizada a primeira sociedade missionária e Guilherme Carey foi enviado à Índia como o seu primeiro missionário. Nossa tarefa hoje é a mesma de então. Há ainda milhões que jamais ouviram falar em Jesus. Quem Ihes contará a respeito dEle? Você?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

3

"E ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE"

Apocalipse 22:5

TOPO

 

1. Noite é um emblema de ignorância.

a) Céu é conhecimento.

 

2. Noite é um emblema de enfermidade.

a) Céu é perfeição.

 

3. Noite é um emblema de calmaria.

a) Céu é um desenvolvimento.

 

4. Noite é um emblema de vicissitude.

a) Céu é lugar de bonança.

 

5. Noite é um emblema de insegurança.

a) Céu é lugar de tranqüilidade e felicidade.

 

6. Noite é um emblema de mistério.

a) Céu é uma visão aberta.

 

7. Noite é um emblema de isolação.

a) Céu é companheirismo - Jesus, santos.

 

8. Noite é um emblema de maldade.

a) Céu é sem maldade.

 

9. Noite é um emblema de morte.

a) Céu é vida eterna.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2005-032 CPB - POR QUE OS DIAS E AS NOITES TÊM DURAÇÃO DIFERENTE?

Ali não haverá mais noite, e não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do Sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. Apocalipse 22:5. Você certamente já percebeu que no verão o dia parece maior do que a noite. Se você acorda às 6 horas da manhã, pode se surpreender de que já esteja claro como se fosse 7 ou 8 horas. No inverno, ao contrário, você acorda no mesmo horário e, às vezes, o Sol ainda nem nasceu. Embora estejamos acostumados com isso, achamos estranho que os dias e as noites não tenham a mesma duração. Afinal, se os desenhos e ilustrações do sistema solar mostram a metade da Terra iluminada pelo Sol e a outra metade envolta em sombra, isso faz supor que os dias também deveriam ser iguais, pois veríamos o Sol numa metade do tempo e a noite na outra metade. Bem, esse raciocínio estaria correto se não fossem os movimentos circulares do nosso planeta. A Terra gira em tomo do Sol e de seu próprio eixo. O primeiro giro dura um ano e o segundo um dia. Nesse movimento de giro em tomo de si mesma, a Terra tem os seus pólos unidos como se houvesse urna agulha gigante atravessando-a de norte a sul. Ao movimentarse em tomo do astro rei, essa agulha (como se fosse o centro de um pião) não fica todo o tempo em posição vertical, mas antes em posição inclinada, o que faz com que os dias e noites não tenham a mesma duração. Esse mesmo fenômeno provoca a existência das quatro estações e as mudanças de temperatura entre os hemisférios. Assim, enquanto no Brasil é inverno, na Europa é verão e vice-versa. Planetas como Júpiter e Urano, por uma estranha razão, têm os seus pólos mais fixos, apontando na maior parte do tempo para a mesma direção. Isso faz com que esses planetas não possuam as quatro estações nem tenham necessidade de um "horário de verão". Passar as férias em Júpiter é urna alternativa para quem não gosta de adiantar o relógio no verão. Um dia, depois de volta de Cristo, a Terra também não terá necessidade de um horário de verão. Aliás, não terá necessidade de horário humano nenhum, pois o tempo de Deus será a eternidade que nunca acaba e nunca enjoa. E estaremos para sempre com Jesus.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2000-186 CPB – ALMOÇO NO ESCURO

Há um lugar chamado terra do "sol da meianoite". Isso mesmo. Lá, no verão, o sol brilha à meia-noite. O que é mais estranho é que durante alguns meses as pessoas que vivem no extremo norte desse país nunca vêem o sol no inverno. Precisam almoçar no escuro. Essa terra do "sol da meia-noite" é a Noruega. A Noruega está tão ao norte do globo, que quando é verão, eles vêem o solo tempo todo. Quando é inverno, às vezes eles não vêem o sol nunca. Para a maioria de nós, seria difícil se acostumar com isto. Caso você não conseguisse se acostumar com o fato de o sol não se pôr nunca, deixe-me lembrar-lhe de algo que a Bíblia diz. O livro de Apocalipse diz que no Céu nem vamos precisar do Sol. Isto porque o Filho de Deus será a luz que precisamos. Parece que nem vamos precisar dormir. Pense em tudo que você teria tempo de fazer se não precisasse dormir! O Céu terá tantas coisas incríveis que nem podemos imaginar, e se confiarmos em Jesus, nosso Salvador, estaremos lá um dia. Todas as coisas surpreendentes que veremos lá serão maravilhosas, mas estar com Jesus, nossa Luz e nossa Vida, será o melhor de tudo.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 

4

O PARAÍSO RESTAURADO

TOPO

 

Introdução:

 

a) Descrever o que os nossos olhos contemplam das belezas dêste mundo.

b) Isso não é o Céu. Coisa melhor e real nos é prometida.

c) Deus tem prometido esta terra aos mansos. - Mateus 6:4.

 

I – O PLANO ORIGINAL DE DEUS.

1. Que a terra fosse habitada por seres justos. Isaías 45:18; Gênesis 1:26.

a) Esse plano foi impedido pela entrada do pecado. Explicar isso pela parábola do semeador. - Mateus 13:24.

b) O plano original de Deus será cumprido à risca. - Miquéias 4:8.

 

II – ESTA TERRA TORNAR-SE-Á O LAR DOS SALVOS.

1. O testemunho de Cristo. - Mateus 25:31-34.

2. Esta Terra, com o pecado e morte, será destruída pelo fogo e renovada. - 2 Pedro 3:10-14; Apocalipse 21:1.

Quando renovada para habitação dos Santos.

 

III – BELAS DESCRIÇÕES BÍBLICAS DA TERRA.

Quando renovada para habitação dos Santos.

1. Um lugar de alegria. - Isaías 35:1-10.

2. Nada que arruíne ou estrague. - Isaías 1:16-9.

3. Não haverá dor, lágrimas e morte. - Apocalipse 21:4.

4. Será um grande prazer encontrar a Jesus face a face. Ele foi preparar um lugar para você e para mim. - João 14:1-3.

 

O convite. Apocalipse 22:17.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1983-118 CPB - A GRANDE CORRIDA PELA TERRA

"Na casa de Meu Pai há muitas moradas." João 14:2

É quase meio-dia de 22 de abril de 1889. Há muita excitação ao longo da fronteira do território de Oklahoma. Hoje ao meio-dia todos os que quiserem possuir um pedaço de terra terão o direito de atravessar a fronteira e demarcar a sua parte. Cinqüenta mil posseiros estão agora reunidos aguardando a hora determinada. Soldados montados em cavalos estão patrulhando a fronteira ou limites do território a fim de impedir que alguns "espertos" saiam antes da hora e demarquem o melhor terreno. Todos devem ter igual oportunidade. Algumas pessoas estão acampadas faz dias a fim de garantir um lugar entre os demais. Agora as fogueiras estão apagadas, as barracas dobradas, e os candidatos passando em revista todo o preparativo a fim de estarem certos de que tudo esteja pronto. Cinqüenta trens do Atchison, Topeka, e da Santa Fé, companhias estas de Estrada de Ferro, chegam à fronteira lotados de gente. Eles vieram pendurados nas portas, agarrados no topo dos vagões, além dos que conseguiram um lugar, embora comprimidos, dentro dos vagões. Todos terão de fazer a corrida com os próprios pés a fim de fincar a estaca nos limites da porção de terra permitida pelo regulamento. O dia é cálido e brilhante. Ao aproximar-se o meio-dia cavalos e carroças de todo tipo formam uma única linha sem interrupção no horizonte voltados para uma ou outra direção. Gritos e risos se arrefecem, e eis que a fronteira passa a ser o lugar mais quieto de todos os seus dias. Cavalos escavam o chão, impacientes por partir, até o ponto em que a corrida terá de ser feita a pé para chegar ao local da fixação de estacas com o respectivo direito de posse da terra. As pessoas parecem que estão com a respiração suspensa aguardando o sinal de partida. Os cavalarianos apontam os rifles. Um sinal agudo fere o ar. A corrida começou! Hoje outra corrida está em processo. A hora fatal se aproxima. Logo Jesus virá. A trombeta soará e todos os que estiverem prontos e aguardando serão tomados para fora dos limites do tempo e do espaço rumo ao lar celestial! Aqui não haverá os "espertinhos". Todos terão iguais oportunidades. Todos os que satisfizerem as condições consistentes em entrega de sua vida a Cristo receberão o título de posse a uma mansão no lar de Deus. Seremos como posseiros de uma nova terra. Deus tem algo muito melhor para nós. Leia a respeito em ApocaIipse 21 e 22. A beleza deste lar está além de nossa imaginação. Estará você pronto quando a trombeta soar e Jesus vier para levá-Io?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

 


 


 

5

A ÁGUA DA VIDA

TOPO

 

I – SEU CARÁTER.

1. Viva. - João 4:10.

2. Clara. - Apocalipse 22:1.

3. Pura. - Apocalipse 22:1.

4. Abundante. - Ezequiel 47:1-9.

5. Gratuita. - Apocalipse 21:6.

 

II – PARA QUEM PROVIDA?

1. Ao sedento. - Apocalipse 21:16.

2. A quem quiser. - Apocalipse 22:17.

 

III – O MEIO DE OBTÊ-LA.

1. Vir. - Apocalipse 22:17.

2. Tomá-la. - Apocalipse 22:17.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2004-134 CPB - MARAVILHAS DA ÁGUA

O Espírito e a noiva dizem: "Vem!" E todo aquele que ouvir diga: "Vem!" Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. Apocalipse 22:17.

A água talvez seja a substância mais importante na Terra. Estou certo de que não foi por acaso que a água teve um papel central no processo, tanto do segundo como do terceiro dia da semana da Criação. Não damos muito valor à água, mas sem ela não haveria quase nada. Nosso corpo é formado por 65% de água. O corpo de um sapo é 78% água, e o da água-viva é 95%. Cada ser vivo depende da água para sua existência. Além do mais, dependemos da água para manter a temperatura que sustenta a vida neste planeta. Uma quantidade enorme de energia solar que se abate sobre a Terra é absorvida pela água. Se a maior parte da energia solar não fosse absorvida pelos oceanos e lagos do mundo, todos nós ficaremos assados durante o dia sob temperaturas de quase 150 graus centígrados, e iríamos congelar à noite. A água é essencial para nossa vida! Pensamos saber muita coisa sobre a água, mas há muito mais que não sabemos. Por exemplo, por que as moléculas se comportam como o fazem, em situações diferentes? Ao passo que muitas substâncias se contraem quando esfriam, isso não se dá com a água. Esta se contrai até congelar, e então se dilata. A dilatação da água congelada tem uma força incrível. Por exemplo, se você tomar uma bola de ferro oca, com paredes de dois centímetros de espessura, encher com água, e congelá-Ia rapidamente numa solução de gelo seco, a bola irá explodir como uma bomba, e estilhaços da bola de ferro serão atirados com tal força que penetrarão fundo em paredes de aço. Assim como a água foi importante na Criação, é também interessante que, na Bíblia, Jesus usou a água como exemplo de Sua habilidade de dar e sustentar a vida. Jesus é água para a alma sedenta, possuindo também todo o poder para destruir o pecado.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 

6

O QUE RECEBEREMOS NA VIDA ALÉM

Mateus 19:16-29

TOPO

1. Um novo nome. - Apocalipse 2:17; Isaías 56:5.

2. Vestes brancas. - Apocalipse 3:4,5; Isa; 64:6; 61-10.

3. Coroa. - Apocalipse 2:10; 2 Timóteo 4:8; 1 Pedro 5:4.

4. Um novo cântico. - Apocalipse 5:9; 14:3.

5. Morada com Deus. - João 14:2.

6. Lugar no trono. - Apocalipse 3 : 21 ; 1 Cor. 6 : 2.

7. Água da vida. - Apocalipse 7:17.

8. Participação da árvore da vida. - Apocalipse 2:7.

9. Força. - Salmo 18 :32.

10. Alegria. - Isaías 35:10.

11. Vida eterna. - João 10 :28.

12. Paz. – João 14:17; Isaías 32:17,18.

 

A CONDIÇÃO PARA RECEBER. - Apocalipse 1:3.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2005-107 CPB - COMO SURGIU A FERRARI?

A história da Ferrari começou com seu fundador, o italiano Enzo Ferrari, que morreu em 1988 com 90 anos de idade. Enzo era um aficcionado por corridas. Começou como mecânico e com apenas 20 anos já era piloto de provas. Quinze anos depois, ele abandonou as pistas para chefiar os pilotos da Alfa Romeo, considerada então a melhor equipe de todas. Audacioso, ele fabricou em 1940 o seu próprio protótipo de carro, que era muito bom. Mas, por força de contrato com a Alfa Romeo, Enzo só pôde usá-Io e dar-lhe um nome quatro anos depois, quando abandonou a equipe. O nome escolhido foi Maranello (Ferrari só viria mais tarde). Nessa ocasião, a Europa estava saindo da Segunda Guerra Mundial e Enzo teve de reconstruir duas vezes sua fábrica destruída por causa dos bombardeios. Sua obstinação era realmente fascinante e todos admiravam sua garra. Foi nesse clima de guerra que ele escolheu o cavalinho rompante como símbolo da equipe. Trata-se de uma homenagem a Francesco Barraca, um piloto de guerra que tinha o mesmo desenho em seu avião de combate. Assim, foi somente depois da guerra que a Ferrari começou a fazer sucesso, no GP de Mônaco em 1950. Nessa temporada, o carro de Enzo ficou com o 22 lugar e, no ano seguinte, ganhou disparado o GP da Inglaterra. Daí em diante, foram muitas vitórias. Hoje, o nome oficial do circuito de Ímola é Enzo Ferrari, em homenagem a esse pioneiro da Fórmula 1. Realmente, as corridas fascinam muita gente e nos levam a pensar algo sobre religião. Por que será que alguns vibram mais com as vitórias da Fórmula 1 do que com as conquistas espirituais? Não que seja pecado assistir a uma corrida no domingo, mas deve-se tomar o cuidado para não transformar esses entretenimentos numa idolatria que afasta de Deus. Quando você estiver torcendo por um time, piloto ou equipe esportiva, jamais se esqueça de que seu amor aos campeonatos não pode ser maior que seu amor a Deus. A vitória com Cristo é um prêmio tão grande que, se ajuntarmos todas as taças do mundo, não chegaremos nem perto do que será receber um dia a coroa da vida eterna.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 

7

A VIDA QUE REALMENTE É VIDA

1 Timóteo 6:19, BLH

TOPO

 

I – A VIDA ATUAL E SUAS AGRURAS.

1. O que disseram, G. Junqueira, J. Deus e Tiago.

a) "A vida é o mal". "A vida é o dia de hoje, é aí que mal soa". "A vida é o vapor que aparece e desaparece".

2. As agruras da vida.

a) A luta pela subsistência e as diversidades de negócios.

b) As desigualdades sociais, injustiças.

c) A vida suburbana: misérias, fome, alimentos, restos do mercado, os albergues noturnos etc.

d) Doenças, pestes, desastres, mortes etc.

3. Será esta a vida de que Paulo fala? Não!

a) O que observou o sábio Salomão. - Eclesiastes 2:17,23.

 

II – A VIDA QUE É REALMENTE VIDA.

1. Não será aqui na Terra pecaminosa. - Miquéias'2:10.

a) Não será passageira, mas eterna. - Hebreus 11:13,16; Filip. 3:20.

2. As condições da vida que será realmente vida verdadeira, serão diametralmente apostas às da vida presente.

a) Viveremos em paz e segurança. - Isaías 32 :18; 60:18.

b) Ficaremos livres de doenças. - Isaías 33:24.

c) Os defeitos físicos desaparecerão. - Isaías 35:4-6.

d) Não morreremos. - Apocalipse 21:4.

e) Viveremos sempre felizes. - Isaías 35:10.

3. Essa será a vida real. - 1 Coríntios 2:9.

a).A vida atual é ilusória e passageira. - 1 João 2:15-17.

Você quer entrar nessa vida? - Mateus 11:28-30.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1988-114 CPB - ANTÓN DVORAK

A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! Salmo 84:2.

Com os ombros encurvados, Antón Dvorak subia os degraus de sua casa, próxima ao Conservatório Nacional de Música da cidade de Nova lorque. Quando abriu a porta, o cheiro de repolho cozido o fez pensar por um momento que ele estava de volta a Visoca, Boêmia. Fechando os olhos, podia ver a vila verde na qual seu pai jovial, o hospedeiro, tocava uma cítara enquanto meninos e meninas dançavam. Podia ver sua mãe, com o rosto vermelho e suado, mexendo uma panela de sopa fumegante de beterraba. - Antón, está tudo bem? - gritou sua esposa ao correr para junto dele, revelando preocupação nos olhos e na voz. - Há alguma coisa errada no conservatório? - Não - disse Antón. - As coisas vão bem aqui. Vai ser uma escola esplêndida quando tivermos terminado. - Então o que acontece? Você esteve em outra das suas longas viagens? Antón balançou a cabeça afirmativamente. - Fui às docas, e vi os navios partirem para a Europa. Desejei que estivéssemos em um deles indo para casa. - Eu sei - concordou sua esposa, enquanto uma lágrima lhe corria pela face. - Tenho saudade da calma do nosso país. A vida aqui é muito agitada. Fui hoje ao mercado, e tive saudade do mercado de nossa pequena vila atrás de Visoca. - Não está longe esse dia - falou Antônio com mais ânimo. - Logo meu trabalho estará terminado aqui e podemos ir embora. A saudade de Dvorak encontrou expressão em uma sinfonia que ele escreveu nessa época. lntitulada Sinfonia do Novo Mundo, seu tema se baseou no Negro Spiritual "Goin Home". Muitas vezes me sinto como Antón Dvorak. Tenho vontade de ir para o lar.... para meu lar celestial. Há muito não vejo minha mãe nem meu pai. Eles morreram, e não poderei vê-los enquanto Jesus não voltar. Não ouço as histórias de minha avó nem a risada forte do meu avô. Desejo conversar com meu anjo protetor, e tenho muitas perguntas a fazer a Jesus. Desejo morar em minha mansão e colher o fruto da árvore da vida. Estou com saudade do Céu. O que diz você?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 


 

8

PRAZERES CELESTIAIS

Apocalipse 7:16-17

TOPO

 

I – O CÉU SERÁ LIVRE DO MAL.

1. Dos sofrimentos do corpo.

a) Dor, pobreza, doenças.

2. Dos males espirituais.

a) Tentação, condenação etc.

3. Das preocupações e ingratidões humanas.

a) Não haverá lembrança das coisas passadas.

 

II – NO CÉU SERÁ A PERFEIÇÃO DA NOSSA NATUREZA.

1. Do corpo.

s) Na ressurreição – semelhantes ao corpo de Jesus.

b) Seremos semelhantes a Ele.

2. Na alma.

a) Afeições, pensamentos e vontade.

 

III – O CÉU SERÁ UM LUGAR ABENÇOADO - ISAÍAS 35:1-10.

1. Um lugar de sossego.

2. Um lugar de delicias.

3. Um lugar de plenitude.

4. Um lugar de segurança.

5. Um lugar de eterna alegria.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1983-258 CPB - CIDADE SEM POLICIAIS

"As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque nela não haverá noite." Apocalipse 21 :25

Há muito, muito tempo as cidades da Europa eram cercadas por altas muralhas de pedra. Os fortes portões eram fechados durante a noite ou em tempo de perigo. Vigias permaneciam junto aos portões e sentinelas montavam guarda sobre as muralhas. Em 1983 poucas são as cidades muradas ou protegidas por portões, guardas ou sentinelas. Em vez disso, patrulhas policiam as ruas em carros ou motocicletas. Você pode imaginar Nova Iorque, Tóquio, Londres, ou São Paulo sem policiamento? Que seriam tais cidades hoje sem algum modo de conter o crime? Neste dia, em 1919, a cidade de Boston, EUA, passou por tal experiência. Seus 1.117 policiais entraram em greve. Durante três dias não houve polícia patrulhando as ruas. Nenhum criminoso foi preso e nenhuma investigação levada a efeito. Ladrões e assaltantes tiveram uma boa folga e cidadãos honestos temiam sair de suas casas durante a noite. Neste mundo de pecado e de lutas ninguém quer morar numa cidade sem uma força policial. Pessoas obedientes à lei querem proteção contra assassinos e ladrões. Por causa do pecado, muros, portões, e policiais são necessários. - Quando Jesus vier pela terceira vez, o pecado será exterminado. Satanás e todos os seus anjos maus serão consumidos pelo fogo. Todo ímpio perecerá. As únicas pessoas que permanecerão vivas serão aquelas que se mostraram bondosas, fiéis, honestas, amoráveis, prestativas. Para estas pessoas não haverá necessidade de polícia. As portas ficarão abertas porque não haverá inimigos a serem mantidos do lado de fora. Não haverá uma força policial celeste, nem serviço de segurança, nem departamentos de investigação, nem arquivo de impressões digitais de criminosos porque todos ali serão santos. Não haverá cadeias nem campos de prisioneiros. Não haverá tristezas nessa cidade. Não haverá ali nada que seja repulsivo, cruel ou de baixo teor. Não haverá crianças feridas, abandonadas, negligenciadas. Não haverá quem se embriague, ou use drogas, ou tenha qualquer vício. Não haverá medo, desapontamento ou morte. Tudo que você possuir estará a salvo. Ninguém roubará sua coroa de ouro. Agora é o tempo de preparo para viver nessa cidade. Deixe que Jesus venha ao seu coração e lhe dê amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, mansidão. Somente tais pessoas estarão ali.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

9

O GOVERNO CELESTIAL

Colossenses 1:12

TOPO

 

I – O LUGAR – "HERANÇA".

1. Um mundo real.

a) Jesus o prometeu. - João 14:1-3.

b) Os apóstolos aguardavam a promessa. - 2 Pedro 3:13-14.

c) A realidade confirmada. - Apocalipse 22:1-5,6.

2. Uma herança.

a) Concedida por Cristo. - Romanos 8:16-17.

 

II – SEUS HABITANTES – "OS SANTOS".

1. Seu número. - Apocalipse 7:9-10; 21:27.

2. Sua pureza. - Apocalipse 14:4-5; 22:14.

3. Sua dignidade. - Apocalipse 3:21,12; 2:26-28.

4. Seu trabalho. - Apocalipse 7:15-17.

 

III – SUA CONDIÇÃO – "NA LUZ".

1. Livres do pecado. - Apocalipse 22 :1-3.

2. Livres das trevas. - Apocalipse 22:5.

3. Livres do sofrimento e morte. - Apocalipse 21:3-4.

4. Alegres e felizes. - Isaías 35:10; 65:17.

 

Quem não fará parte? - Apocalipse 22:15; 21:8.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1983-295 CPB - VITÓRIA SOBRE A DOR

"Não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4 (ú.p.). A hora é 10:15 da manhã de sexta-feira, dia 16 de outubro de 1846. O lugar, a sala de operações do Hospital Geral de Massachusetts, Boston, EUA. Os assentos na parte superior do centro de cirurgia estão repletos de interessados, tanto de estudantes como de membros da diretoria. O paciente, Gilbert Abbot, está na mesa de operação. Um grande tumor em seu maxilar pode ser visto por todos. Os instrumentos estão prontos. O cirurgião John Collins Warren, e seus assistentes estão prontos para operar. Nesse momento, o Dr. Morton adentra a sala de cirurgia conduzindo um globo de vidro. Ele faz um sinal com a cabeça a todos os presentes e passa para um pequeno aposento situado atrás do anfiteatro dos espectadores. Ele ensopa uma esponja com éter e a coloca no globo de vidro, que é por ele tampado com uma rolha. Levando o globo com a esponja ele retoma à sala de operações. Curvando-se sobre o paciente, ele pergunta: "Está sentindo medo?” "Não, senhor", responde o paciente, "não estou com medo." O Dr. Morton coloca o tubo de vidro nos lábios do Sr. Abbot, e pede-lhe que respire pela boca. Após três ou quatro minutos, o Dr. Morton retira o tubo da boca do paciente e diz ao Dr. Warren: "O seu paciente está pronto." O Dr. Warren toma o grande tumor com uma das mãos, e com a outra apanha uma lâmina. Preparado para os costumeiros gritos de agonia, ele faz a primeira incisão. Não há nenhum grito nem movimento da parte do paciente. O cirurgião prossegue como se estivesse operando um cadáver. Ele fecha a ferida e lava o rosto do paciente. Pela primeira vez era realizada uma operação cirúrgica sem dor. Hoje nem sequer pensamos em dor quando vamos ser submetidos a uma operação. Estamos acostumados a extrair dentes sem dor. Uma vasta variedade de injeções e de pílulas são disponíveis para o alívio temporário da dor. A despeito dos progressos científicos do homem, ainda existe a dor no mundo. A dor sempre existirá aqui, enquanto existir o pecado, pois ela é um dos resultados do pecado. Somente quando o pecado tiver sido eliminado haverá completa vitória sobre a dor. Oremos, então, para que Jesus venha logo.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 

10

COISAS CELESTIAIS REVELADAS

1 Coríntios 2:9-10

TOPO

 

I – O HOMEM NATURAL NÃO PODE CONHECER AS COISAS DE DEUS.

1. A verdade eterna não pode ser percebida através da sensação.

2. A verdade eterna não é alcançada por boatos.

3. A verdade eterna não é revelada pelo coração.

 

II – AS COISAS CELESTIAIS SÃO ASSUNTOS DE REVELAÇÃO.

1. O Espírito Santo é o Revelador.

2. A faculdade espiritual do homem é a recebedora.

 

III – AS CONDIÇÕES DESTA REVELAÇÃO.

1. Amor.

2. Obediência.

3. Consagração.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1988-041 CPB - ANTON VAN LEEUWENHOEK

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:10.

Com sessenta e seis anos de idade Anton Van Leeuwenhoek varria o corredor da Câmara Municipal de Delft, Holanda, assim como havia feito por mais de quarenta anos. Ele cantarolava sozinho enquanto pensava em seu microscópio. Desde que era menino, lapidar lentes tinha sido seu passatempo favorito. Ele tinha centenas delas montadas cuidadosamente em retângulos de cobre, prata e ouro. Presas nelas estavam todo tipo de coisas, como: insetos, sementes, fios de cabelos, pedaços de carne, um olho de boi, escamas de peixe, e pedaços de peles. - Com licença senhor - disse uma voz grave com um sotaque diferente, interrompendo os pensamentos de Anton. - Estou procurando por Anton Van Leeuwenhoek, polidor de lentes. - Sou eu - disse, olhando para o rosto daquele alto homem russo com cabelos castanhos e ondulados, e um grande bigode. - Meu nome é Pedro, Czar da Rússia - explicou o visitante. - Ouvi falar de seu microscópio. Leeuwenhoek atrapalhou-se um pouco com a vassoura, mas perguntou: - Como você ouviu falar de meu microscópio? - Meu caro amigo - replicou o Monarca - seus documentos enviados para a Sociedade Real de Londres e para a Academia Francesa de Ciência em Paris, o tornaram mundialmente famoso! Pode você mostrar-me algo sobre seu trabalho? - Será uma honra - disse Anton, levando o Czar a um pequeno quarto, em sua humilde casa, onde ele guardava suas lentes. Colocando uma gota de água sob uma das lentes, permitiu que seu convidado visse os pequeninos animais movendo-se, alimentando-se e morrendo. Fascinado, o Czar da Rússia examinou o conteúdo de cada lente. - Não sabia que tais coisas existiam! - exclamou o monarca, pasmado. Isto acontece algumas vezes quando leio a Bíblia. De algum modo o Espírito Santo magnifica a Palavra e se abrem perante mim novas verdades e idéias que nunca havia visto. Quanto mais eu estudo, mais fascinante a Bíblia se torna. Há um universo inteiro de coisas emocionantes guardadas na Palavra de Deus que muitas pessoas nunca viram. Dê uma olhada nela hoje. Você não imagina o que você pode achar!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1977-329 CPB - REVELADOS OS SEGREDOS

Não podemos penetrar as glórias do mundo futuro. Temos de esperar, até que nos sejam revelados os segredos dos mistérios eternos. Deus nos disse tudo que é essencial sabermos. Mas mesmo as máximas faculdades imaginativas não podem imaginar as glórias por Ele criadas. Não só os céus têm misteriosos segredos. O naturalista Arquibaldo Rutledge conta dos inexplicáveis mistérios da Natureza. Perto de sua casa tem ele um lago de 12 acres (um acre tem 4.047 metros quadrados), que por qualquer razão secou . Cinco anos mais tarde o lago misteriosamente se encheu de novo, durante um tempo de chuva. Dentro de poucos dias notou ele peixes, cobras d'água, sapos e jacarés na lagoa. Onde estavam esses animais aquáticos durante aqueles cinco anos? Como tão depressa descobriram que o lago voltara a ter água? Por que recado vieram os animais selvagens a saber que a lagoa estava a sua espera? Muitas vezes Arquibaldo percorria, a cavalo, a vizinhança, através de um pinheiral. Um dia foi muito longe e, ao cair da noite, viu que estava perdido. Afrouxando as rédeas, disse ao cavalo: "Gipsi, não sei onde estamos. Veja se você encontra o caminho pra casa!" O cavalo enveredou por direção oposta. Arremetendo contra as trevas e a neve, chegaram a um rio demasiado profundo para atravessar a pé, e o cavalo nadou, chegando afinal à terra seca. Logo chegaram a uma estrada conhecida. Que guia secreto terá guiado aquele cavalo através de território que nunca vira, em meio a um ofuscante temporal noturno? Quando os anjos celestiais que nos rodeiam esclarecerem todos os mistérios, quando nossos ouvidos ouvirem os sons do mundo invisível, e nossos olhos contemplarem as glórias de Deus, que música, que harmonia e beleza nos hão de causar frêmitos de júbilo! Céu! Que não será lá nos acharmos?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 

11

O CÉU

TOPO

 

I – UM LUGAR DE FELICIDADES - APOCALIPSE 21:4.

1. Prazer para sempre. - Salmo 16:11.

2. "Grande é a vossa recompensa". - Mateus 5:12.

 

II – UM LUGAR DE ALEGRIA ETERNA - ISAÍAS 35:10.

1. "Vida eterna". - João 6:47.

2. "Herança que não perece". - 1 Pedro 1:4.

3. "O mesmo Pai vos ama". - João 16:27.

 

III – EMPENHAR-SE PARA ENTRAR NELE - LUCAS 13:24,25.

1. Pensar nas coisas de cima. - Colossenses 3:2.

2. Guardar Seus mandamentos". - Apocalipse 22:14.

 

IV – ALI RECEBEREMOS COROAS IMPERECÍVEIS.

 

1. "Uma coroa de vida". - Apocalipse 2:10.

2. "Uma coroa incorruptível". - 1 Coríntios 9 :25.

3. "Uma coroa de glória". - 1 Tessalonicenses 2:19; 1 Ped. 5:4.

4. "Uma coroa de justiça". - 2 Timóteo 4:8.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1988-313 CPB - JAMES MADISON

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. I S. João 2:15.

A mesa da Casa Branca estava posta para o jantar. Sentada numa cadeira perto de uma das janelas, a Sra. Madison aguardava sua irmã. Enquanto esperava, ela podia ouvir o estrondo dos canhões através do rio Potomac, e ver as bombas explodirem no céu azul do mês de agosto. - Posso servir seu jantar agora, madame - perguntou um criado. - Não, obrigada. Vou esperar o Presidente Madison e nossos convidados. Eles devem chegar a qualquer momento, trazendo notícias da vitória. Ela acenou para ele do lado de fora da sala de jantar, depois afastou as cortinas para ver se seu marido estava vindo. O que ela viu foi um exército em retirada. As pessoas estavam correndo pelas ruas de Washington, em busca de um meio de escape da cidade. Nesse instante, o Sr. Carroll, um amigo da família, entrou na sala de jantar da Casa Branca. - Sra. Madison, a senhora deve sair imediatamente. Os ingleses vêm aí, para incendiar a cidade. A senhora certamente será capturada se permanecer. Venha! Não há tempo a perder! - Onde está o Presidente? Está a salvo? Correndo até o gabinete de seu marido, ela apanhou uma quantidade de papéis importantes do governo. Em seguida, correu para o grande quadro de George Washington, de Gilbert Stuart. A moldura estava bem pregada à parede e ela não tinha nenhum martelo para despregar. Quebrando a moldura, ela retirou o retrato, ajuntou os papéis do governo e fugiu pelas ruas, na direção de Georgetown. Quatro dias depois, os Madison voltaram a Washington, para encontrar a Casa Branca carbonizada. O que você acha que eles sentiram quando revolveram as cinzas em busca de tesouros da família? Adão, Eva, Jacó, Moisés e a família de Ló, tiveram que fugir de seus lares. Procure imaginar o que eles poderão ter levado quando fugiram. Haveria algumas coisas intangíveis que eles levaram, que eram mais importantes do que as coisas materiais que podem ter levado? Mencione algumas. Se você tivesse de fugir de sua casa e pudesse levar apenas uma maleta, o que poria dentro dela? Quanto você estima os seus bens?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

TOPO